Que tipo de escadas metálicas posso escolher?

separator

Que tipo de escadas metálicas posso escolher? Na M2C projetamos, produzimos e aplicamos escadas interiores e exteriores de acordo com as necessidades dos nossos clientes e os seus gostos pessoais.

Que tipo de escadas existem no mercado?

Se está a ponderar que tipo de escada aplicar na sua habitação ou armazém, conheça as opções disponíveis no mercado.

As escadas podem ser construídas em:

  • Betão
  • Madeira
  • Metal

Relativamente às escadas de metal é possível optar por vários materiais e acabamentos. Para além escolher uma escada interior apenas em metal, pode também conjugar outros materias com o metal como a madeira e/ou vidro, por exemplo.

Mas independentemente dos materiais em que sejam produzidas, as escadas mais comuns definem-se com sendo em reta, L, U, suspensas ou em caracol.

Porquê optar por escadas metálicas?

Para além da questão da durabilidade e da resistência, ao optar por umas escadas metálicas, consegue reduzir do tempo da obra. Umas escadas em metal requerem menos tempo entre a apresentação do projeto e a sua implementação. Na M2C projetamos, produzimos e aplicamos escadas metálicas interiores e exteriores de acordo com as necessidades dos clientes.

Para além da questão da rapidez, outra grande vantagem é a versatilidade que o projeto pode trazer na adaptação das escadas ao espaço disponível.

Para além das questões relacionadas com a adaptabilidade do projeto, as escadas metálicas também se enquadram facilmente em vários estilos decorativos.

Escadas interiores vs escadas exteriores

As escadas interiores podem ter acabamentos mais diversificados porque não ficam expostas às intempéries. Podem ser em ferro galvanizado, pintado ou lacado, tendo em conta o gosto pessoal do cliente. O acabamento de degraus e corrimão pode ser feito em madeira e a aplicação de vidro também é uma opção bastante comum.

Por outro lado, as escadas exteriores, estão mais expostas aos elementos da natureza. Por isso, são por norma produzidas exclusivamente em ferro galvanizado. No entanto são também bastante resistentes e seguras.

Como definir o tipo de escada?

Ao definir o tipo de escada a aplicar, mais do que o gosto pessoal do cliente, impera saber qual o espaço disponível e a localização das escadas.

Depois de definido e delimitado o espaço, é preciso apurar o tamanho e número de degraus. A escada deverá ter o número de degraus suficiente para assegurar as questões relacionadas com a segurança e a ergonomia. Assim, as escadas não deverão ter uma inclinação demasiado acentuada. Deverá ainda ser assegurado que os degraus garantem o apoio total do pé, por questões de equilíblrio.

Com ou sem corrimão?

A existência ou não do corrimão depende do gosto do cliente, assim como o tipo de corrimão a aplicar. A verdade é que o corrimão traz uma maior segurança às escadas, ainda que nem sempre se coadune com o gosto estético de alguns clientes.

Inspire-se em alguns exemplares das nossas escadas: