A soldadura aplica-se sobretudo na união de metais e ligas metálicas. Este processo resulta da fusão, quase imediata dos materiais, seguida de uma rápida solidificação dos mesmos.
Na M2C recorremos aos diversos processos de soldadura de acordo com as necessidades dos diversos projetos que abraçamos.
Os processos mais utilizados são:
- Soldadura TIG (Tungsten Inert Gas) que utiliza um arco elétrico entre os metais que vão ser unidos e um elétrodo de tungsténio. A qualidade bastante elevada deste tipo de soldadura faz com que seja habitualmente usada em projeto exigentes (como os projetos da indústria aeronáutica) de alumínio ou aço inoxidável.
- Soldadura MIG (Metal Inert Gas) e MAG (Metal Active Gas) ou, mais genericamente, GMAW (Gas Metal Arc Welding). Trata-se de soldadura com fio contínuo, um processo no qual o calor necessário para a sua execução é fornecido por um arco elétrico mantido entre a peça a soldar e o fio-elétrodo.
- Soldadura por pontos consiste num processo no qual pontos de contacto da superfície do metal são unidos através do calor obtido a partir da aplicação de uma corrente elétrica.
- Soldadura robotizada que consiste num processo utilizado para unir materiais através de um robot.
A soldadura é portanto muito utilizada na indústria em geral.
Na M2C dispomos de um robot de soldadura que nos permite garantir um trabalho de precisão e de qualidade superior. Executamos serviços para os diversos setores de atividade. Contacte-nos para mais informações.